Gestão

de Nuvem

Escalabilidade, flexibilidade e segurança.

A Gestão de Nuvem é muito mais do que gerenciar a infraestrutura.

Precisa estar associada com o negócio do cliente.

A nuvem oferece uma diversidade de benefícios, entre eles escalabilidade, flexibilidade e segurança, que já são mais do que conhecidos, o que é importante reforçar é que fazer uma gestão eficiente do ambiente de nuvem deve ser parte da estratégia de nuvem. Afinal, é ela que vai auxiliar no crescimento da sua empresa. 


Segundo o Gartner, até 2021, 75% das empresas Enterprise desejarão gerenciamento de Infrastructure as a Service (IaaS) e de soluções em Platform as a Service (PaaS) como recursos multicloud dos provedores de serviços. Além disso ele aponta que até 2022, 55% a 60% das empresas irão usar provedores de serviços de nuvem. As empresas estão procurando por provedores de serviço que criem pontes para superar os gaps em seus projetos de nuvem e adicionem valor em áreas como governança e gerenciamento financeiro.


A Gestão de Nuvem é muito mais do que gerenciar a infraestrutura do IaaS contratado, ela precisa estar associada com o negócio do cliente, guiando as regras para crescimento planejado ou crescimento sazonal, com análise e controle de custos, além da adequação dos requisitos de segurança. A gestão do ambiente de nuvem ainda direciona as estratégias de negócio e auxilia as campanhas de marketing.


OS PILARES DA GESTÃO DE AMBIENTE DE NUVEM

Cloud Services


Tem como principal valor o processo de arquitetura que visa selecionar e implementar os serviços certos para a realidade das aplicações, observando suas características técnicas e operacionais para agilidade e continuidade do negócio.


Segurança


A proteção dos recursos de TI é uma disciplina extremamente importante para garantir a continuidade do negócio, através proteção dos workloads e do acesso restrito às informações sensíveis. A visão integrada aos processos de arquitetura, gestão de dados e monitoração é fundamental para estabelecer estratégia e barreiras para acessos não autorizados sem afetar a agilidade do desenvolvimento do negócio.

Governança


O controle das ações nos provedores cloud é fundamental para atingir os resultados esperados na estratégia de TI. Sem dúvida a autonomia em provedores de cloud, além de ser uma das suas grandes virtudes, é também um dos seus maiores desafios. Conseguir responder de forma ágil ao negócio, alterando os serviços de TI, mas sem infringir diretrizes é o que define a necessidade de governança.


Gestão de Custos


Este ponto é um pilar para o sucesso da estratégia de Cloud, especialmente nas práticas lift and shift. A segurança no faturamento dos serviços e a capacidade de prever os custos são fundamentais para que as demais disciplinas de gestão possam ser adotadas considerando o impacto nas mudanças.



Gestão de Dados


A gestão de dados é um dos maiores ativos das empresas, e este desafio não é menos importante em Cloud. Além disso, os provedores de Cloud nos permitem adotar diversas estratégias que minimizam o tempo de restauração da operação distribuindo o armazenamento de dados de acordo com sua importância para os sistemas e sua sensibilidade.


Monitoração


A monitoração é uma disciplina importante para medir o sucesso na estratégia de adoção de Cloud, bem como uma ferramenta fundamental para dimensionamento do impacto durante eventos na sustentação das aplicações. Este processo passa por selecionar a ferramenta certa para cada conjunto de aplicações, facilitando a visibilidade dos recursos de TI para o que é core para o negócio.

DevSecOps


Agregar todas as disciplinas envolvidas na gestão multicloud é algo desafiador, especialmente se pensarmos nos conceitos de agilidade e autonomia. Por isso, a prática de DevSecOps deve estar presente na gestão de ambiente, estabelecendo processos e ferramentas que promovam a agilidade, capacidade de sustentação e controle.

Fale com nossos especialistas

e veja como podemos ajudar sua empresa

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Compasso UOL é um parceiro certificado e reconhecido pela Microsoft em diversas frentes, o que garante a eficiência do nosso serviço.

© 1996 Compasso UOL - Todos os direitos reservados